31 julho 2011

Turismo Amador

Turismo no Brasil ainda é coisa de amador. Desde 2002, os gastos anuais de turistas estrangeiros no Brasil cresceram 116%. O governo comemora o resultado, mas um estudo encomendado pelo Ministério do Turismo à Unicamp concluiu que a atividade ainda é amadora no país. O trabalho considerou a taxa de crescimento anual do setor e a sua participação no PIB de diversos países. A partir desses dados, classificou-os em quatro graus de competitividade. O Brasil está no pior grupo.
1º. – Países em que o turismo cresce acima da média mundial e o setor é muito relevante para a economia: México, Espanha e Grécia
2º. – Países em que o turismo cresce acima da média, mas é pouco relevante para a economia: Chile, China e Índia
3º. – Países em que o turismo, por ser forte demais, não acompanha mais o ritmo de crescimento mundial: França, Estados Unidos e Suíça
4º. – Países em que o turismo cresce abaixo da média mundial e é pouco relevante para a economia: Brasil, Argentina e Indonésia.
Se focada uma análise para o Vale do Itapocu nenhuma Prefeitura daqui tem uma política clara para o Turismo e sequer tem secretarias específicas para a área. Nosso acesso via BR 280, entroncamento com a BR 101 é vergonhoso, não dispomos de informações nos locais turísticos em inglês, quando muito em espanhol. Não raro encontrar perambulando por nossas ruas turistas de negócios sem qualquer acompanhamento ou ajuda, ávidos por informações de locais para se alimentar ou até mesmo conhecerem. Assim vamos perdendo o dinheiro do turismo que poderia fazer parte e muito do nosso bolo orçamentário.

28 julho 2011

Ainda sobre a Stammtisch

Na cultura da Alemanha e Áustria o Stammtisch ("mesa cativa" em alemão) é um local de encontro reservado num bar ou num restaurante para um grupo de pessoas que se reúnem para beber, comer e conversar.
O termo Stammtisch é formado pela junção das palavras do alemão Stamm (em português tronco ou tribo) e Tisch, que significa mesa. Numa tradução literal, "mesa de tronco" ou "mesa da tribo".

Ou seja, até pela etimologia Stammtisch deve ser realizado num local fechado, reservado apenas para o grupo seleto de amigos.
Não sou contra a festa, aliás eu gosto muito de festas, no entanto sou sontra a realização da Stammtisch em via pública, sem controle de acesso de menores de idade, sem serviço de seguranças e sem contar que o evento é feito ao arrepio da LEI MUNICIPAL Nº 5.153/2008, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2008, QUE DISPÕE SOBRE A PROIBIÇÃO DA COMERCIALIZAÇÃO E DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS EM LOGRADOUROS PÚBLICOS.

26 julho 2011

Ganhou o Nenhum

Na enquete "Dos atuais 11 Vereadores de Jaraguá do Sul qual o mais atuante?" ganhou a opção nenhum com 35%, em segundo lugar Jean Leutprecht com 21% e em terceiro lugar com 14% Jaime Negherbon.

25 julho 2011

Jaraguá do Sul - 135 anos

Jaraguá do Sul chega aos 135 anos de fundação. Como cidade independente apenas 77 anos.
Sem dúvida que é uma boa cidade para se morar. Como presente de aniversário pouca coisa como jaraguaense eu peço: Que o planejamento do desenvolvimento urbano com equilíbrio ambiental seja obedecido e que cada dia mais e mais nós habitantes de Jaraguá do Sul tenhamos menos pensamentos provincianos.

Bizarrices & Na Chôm

BIZARRO
É sempre assim; basta a ocorrência de um acidente de repercussão regional para que circulem pelas caixas de e-mail’s fotos bizarras das vítimas em pedaços ou carbonizadas. Tais fotos tiradas pelas equipes de perícia se possuem utilidade para as investigações deveriam se restringir aos arquivos dos órgãos oficiais. Infelizmente sistematicamente vem sendo vazadas e provocam uma dor ainda maior nas famílias das vítimas dos acidentes graves que ocorrem em nossa região.
“NA CHÔM”
Prédio histórico no entroncamento das ruas Arthur Müller e Epitácio Pessoa no último final de semana foi a baixo. Local que há tempos funcionou o Novo Hotel infelizmente nos últimos anos apenas servia para estalagem de usuários de drogas e servir de alcova para prostitutas. A cidade já acordou no seu aniversário avistando o terreno limpo e pronto para ver surgir ali uma instalação moderna e que terá uma utilização mais nobre que a anterior.   

19 julho 2011

Shigoto

Shigoto, é a palavra que os japoneses usam para trabalho.
Uma grande lição de vida para todos os demais povos a obstinação dos japoneses pelo trabalho.
Muitas vezes nos esquecemos de que somente no dicionário o sucesso vem antes do trabalho.
Shigoto para você. Shigoto para todos nós. Shigoto para o Brasil.

11 julho 2011

Profanação Religiosa

Chama a atenção à realização de festas regadas a bebidas alcoólicas e música alta realizadas em um Santuário Religioso Regional.A presença de menores de idade, de jovens e pessoas em geral na prática das maiores concupiscências carnais em pleno local sagrado. Sexo, álcool e outras coisinhas mais pesadas e música profana no mais alto volume em frente a símbolos e templo religioso. Será que festas como essas seriam realizadas na Praça São Pedro no Vaticano, ou até mesmo no pátio das proximidades do Santuário de Santa Paulina?

Pobre Fatma


A estrutura falimentar da Fatma (Fundação de Amparo e Tecnologia Ambiental), órgão de defesa ambiental de SC parece ser proposital para facilitar a degradação ambiental do estado. A Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental de Joinville deixa evidente isso, se não vejamos: Expediente somente na parte da tarde, estrutura de fiscalização nenhuma, o geólogo que atende é de Florianópolis e vem apenas quinzenalmente para a região. E fora que a coordenação é exercida por um político e não técnico que não apresenta a menor proximidade com a questão ambiental.

08 julho 2011

Participação Testicular

Comum na sociedade, muito mais comum ainda aqui na nossa região o cidadão que apresenta a famosa participação testicular.
Ele é aquele que quando se tem uma manifestação ele até pode estar junto, mas nunca aparecendo ou protagonizando. Ele vive indignado ou animado dependendo do caso, mas nunca quer ser publicamente relacionado ao fato. Critica os políticos, mas não participa da política jamais. Aliás, nem se recorda em quem votou nas eleições passadas.
Participar do sindicato da sua categoria, da associação de moradores do seu bairro, da APP da escola do seu filho, do Grêmio Estudantil ou do DCE da Universidade nem pensar. Afinal ele gosta de apresentar apenas uma participação testicular: PARTICIPA. MAS NÃO ENTRA.

06 julho 2011

Representatividade Qualificada

- Onze? Dezenove? Não, não, que tal quinze?! Não, não é onze e tá acabado.
Prevaleceu à vontade da maioria e ontem a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul resolver manter (ao menos por enquanto) 11 vagas de vereadores na sua composição.
Mas a discussão que deveria ser até mais importante que o número de cadeiras é a qualidade dos representantes do povo. Aqui entra a responsabilidade dos partidos políticos principalmente quando apresentam a nominata de candidatos a vereador.
Mas agora está definido que serão onze e cabe a sociedade cobrar dos partidos bons candidatos e mais do que isso que os eleitores possam ter a consciência de fazer escolhas baseadas na qualificação dos candidatos e não pela troca de favores pessoais.

05 julho 2011

A Cidade do Itapocu

Está mais do que na hora de agirmos como se o vale do Itapocu não fosse um conjunto de cidades, mas sim a soma total de 222.228 habitantes que sofrem dos mesmos problemas urbanos.
Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba e Schroeder precisam planejar conjuntamente e agir localmente, mas em soluções comuns ao conjunto da população regional.
A hora é de pensar numa só cidade de 222.228 habitantes que sofrem com problemas na área da saúde e da segurança pública, da mobilidade urbana, da habitação, do abastecimento de água e energia elétrica, da telefonia e da destinação correta de resíduos sólidos e líquidos.
Independente de partidos e lideranças políticas e do período de mandatos eleitorais urge o planejar regional com a ação local concatenada numa só cidade, a cidade do Itapocu.

04 julho 2011

Notas da Semana

O QUE IMPORTA É O COGUMELO
Qual será o número de vereadores em Jaraguá do Sul a partir de 2013? A quantas andam o aumento do efetivo de policiais civis e militares? Quais as possíveis soluções apontadas para melhoria do trânsito? E a saúde pública e as medidas possíveis para o aumento de médicos por aqui? Olha, analisando-se algumas publicações jornalísticas locais, diga-se as que mais possuem patrocinadores, nada dos assuntos acima importam. O que importa é a nova receita de um novo filé com cogumelos.        

OBLÍQUO

No trânsito local que serve de laboratório para várias experiência, só pra citar há ruas e avenidas que já foram pra lá agora vem pra cá e daqui a pouco vão ir pra lá de novo, pergunta-se: Por que não se experimentar o estacionamento do tipo oblíquo em determinadas vias de acesso mais intenso para facilitar a entrada e saída da vaga?  

AM/VHS
A Câmara de Rádio da Abert e presidentes de entidades estaduais de rádio e de televisão decidiram apoiar a destinação da faixa de VHF, compreendida entre 76 MHz e 88 MHz, para permitir a digitalização do rádio AM no país. A decisão foi tomada em reunião no último dia 29 de junho, em Brasília. A proposta é que esta faixa de freqüência, hoje ocupada pelos canais 5 e 6 de televisão, sirva às rádios AM para que operem na extensão da faixa de FM. Esses canais deverão estar disponíveis em 2016, com a conclusão do processo de digitalização da TV. Estudo da Anatel mostra que a proposta de migração é tecnicamente viável. Na prática, cada emissora de rádio AM receberá um canal na nova faixa de FM, que seria estendida para abrigar todos os canais AM. 

De acordo com o presidente da Abert, Emanuel Carneiro, este é o melhor caminho para o rádio brasileiro. “A redistribuição das emissoras AM na nova faixa garantirá a melhoria da qualidade necessária a este segmento e facilitará a transição para o padrão digital”. Segundo o presidente, no futuro, o Ministério das Comunicações deverá definir os critérios de digitalização do rádio para permitir a migração das emissoras, conforme características econômicas e técnicas.    

MARCUCCI

O paulista de Jundiaí Marco Aurélio Marcucci é o atual Delegado titular da Delegacia da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso da Comarca de Jaraguá do Sul. Polêmico, porém já conquistou vários admiradores por aqui principalmente pela sua forma de atuar sem medo de falar o que pensa. Mantém atualizado o seu cotidiano como delegado através do seu perfil no twitter (@marcomarcucci_).

Se Beber Não Dirija