24 novembro 2011

ORTOGRAFIA & VERNÁCULO


Vernáculo é o nome que se dá à língua nativa de um país ou de uma localidade. O termo tem origem no latim vernaculum. Ortografia é a parte da língua responsável pela grafia correta das palavras. Essa grafia baseia-se no padrão culto da língua. Os dois conceitos parecem fazer parte de cada vez um número menor de pessoas, principalmente estudantes, até universitários que cometem verdadeiros crimes contra a língua portuguesa ao se expressarem oralmente ou por forma escrita. A reduzida quantidade de leitura é apontada como uma das principais causas do fato.    

22 novembro 2011

Planejar é Preciso.Cumprir o Planejado Mais Ainda.


Seguindo o exemplo de outras cidades que já adotaram o modelo, Jaraguá do Sul já passou da hora de ter um Instituto Municipal de Planejamento Urbano. Porém ao contrário do que ocorre em outros municípios, Jaraguá do Sul deveria adotar um modelo mais autônomo de planejamento independente da Prefeitura. O Instituto deveria ser formado eminentemente de técnicos e representantes de todas as entidades de classe e associações e movimentos populares, ampliando o que já existe através do CONCIDADE, mas com poder de determinar o planejamento e ordenamento urbano.
Daí teríamos a democrática mudança dos gestores municipais, mas não a mudança do planejamento urbano.
foto de Michel Rodrigues

20 novembro 2011

Carros

CARROS I
De acordo com números oficiais da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) de janeiro até outubro de 2011 em relação aos números de 2010 a região Sul do Brasil apresentou um crescimento de 9,54%; Santa Catarina 8,59% e Jaraguá do Sul apenas 1,49%. As concessionárias locais procuram descobrir qual a causa ou quais as causas desse crescimento pífio do mercado de veículos zero quilômetro. Alguns apontam para a concorrência dos imóveis novos. Independente da causa ou das causas o fato é que as concessionárias estão preocupadas, pois Jaraguá do Sul sempre foi vista como um El Dourado do carro zero.     

CARROS II
Mesmo com um crescimento vegetativo o número de veículos novos de acordo com o RENAVAM em circulação no trânsito de Jaraguá do Sul aumentou em 5575 carros nos últimos 10 meses. Ou seja, quase 560 carros novos por mês no nosso já congestionado trânsito. Os modelos campeões de vendas são pela ordem: 1º Gol; 2º Uno; 3º Fox; 4º Sandero e 5º Voyage.      

02 novembro 2011

Tem Vaga ainda?

Feriado de Finados é uma época propícia para tratar de assuntos até certo ponto esquecidos em Jaraguá do Sul. O esgotamento do número de vagas e o elevado custo para sepultamentos. Os cemitérios municipais estão à beira do pleno esgotamento das vagas. O custo para sepultamento chega a ser proibitivo. Enquanto isso um levantamento feito recentemente aponta que aproximadamente 30% dos sepulcros são ocupados por corpos há muito tempo mortos e que nem mais possuem familiares que visitam tais túmulos o que reforça a ideia da implantação de um ossário municipal para que esses corpos fossem transferidos para lá, disponibilizando esse número de vagas livres a partir de então nos cemitérios para novos sepultamentos.