03 maio 2012

Partidos Provisórios

Jaraguá do Sul possui atualmente 24 partidos políticos. 
75% são Comissões Provisórias e apenas 25% são Diretórios. 
22 estão vigentes e somente 02 não estão mais vigentes.

Sudbrack nada contra corrente


Nadando contra a corrente majoritária no PT local está solitariamente o advogado Airton Sudbrack que vem afirmando a sua pré-candidatura a Prefeitura de Jaraguá do Sul. Por outro lado o grupo majoritário dos petistas liderado pelo vereador Justino da Luz vem pregando que o partido se contente com um papel coadjuvante nas eleições desse ano. Para um partido que teve candidatura própria a Prefeitura nas últimas quatro eleições mostra o enfraquecimento da legenda no nono maior colégio eleitoral do estado.

02 maio 2012

Namoro aqui. Casamento na Capital.


Um fator que pode significar surpresas na reta final dos arranjos e acordos político- eleitorais para as eleições municipais desse ano é o fato de que muitos partidos estão constituídos na cidade como forma de comissões provisórias. Ou seja, suas decisões passam obrigatoriamente pelo crivo dos comandos estaduais das legendas. O namoro acontece aqui, mas o casamento de fato é decidido na capital.


01 maio 2012

A maioria não nasceu aqui



Levantamento feito pelo IBGE aponta que Jaraguá do Sul com 25,42% seguido de Guaramirim com 24,58% são os municípios da região com a maior quantidade de moradores nascidos em outros estados do Brasil. Se considerar moradores nascidos em outras cidades do estado em Jaraguá do Sul temos 51,23% da população, 53,54% para Guaramirim e Schroeder com 53,94%. Ou seja, podemos afirmar que metade da população que vive no vale do Itapocu não nasceu aqui, mas sim escolheu essa região para viver.