24 agosto 2011

Políticos Meia Tala


Quando pelo senso comum afirmamos que uma pessoa não tem personalidade na verdade cometemos um erro, pois personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém.
No entanto quando se trata de um político, de uma autoridade ou uma liderança podemos afirmar que ela não tem personalidade quando age sem DNA próprio. Age por vontade de assessores, de subalternos. Atua por controle remoto, como uma marionete de forma pusilânime. Infelizmente políticos assim parecem ser a maioria, principalmente quando ocupam cargos ainda mais representativos nas esferas de poder.
Hoje, um 24 de agosto, quando lembramos à morte de Getúlio Vargas, um político esse sim com personalidade, decidido e decisivo para a história do Brasil, que deixou e deixa marcas até hoje presentes no cotidiano da nação, infelizmente temos de aturar políticos de meia tala que se acovardam atrás de assessores, de recepcionistas. Que são hábeis em rezar desculpas rotas e a repassar a responsabilidade de suas ações ou a sua inércia como fruto da vontade de assessores jurídicos, a comissões eivadas de interesses escusos ou a vontade de partidos que rezam pela cartilha de interesses pessoais e não públicos.
Ai que saudades do político de pequena estatura física, porém de incomparável envergadura de personalidade que saiu da vida pra entrar na história.
O que nos resta é aturar políticos ocos, frouxos e inaptos que usam a palavra e ocupam cargos que na verdade deveriam ser ocupados ao menos por pessoas que honrassem o sangue que corre em suas veias.

Nenhum comentário: