01 março 2007

Contribuinte Desabafa

Irei reproduzir a seguir a carta encaminhada por um contribuinte para todos os vereadores e o prefeito de Jaraguá do Sul:


DE: UM CONTRIBUINTE
PARA: PREFEITO / CÂMARA DE VEREADORES DE JARAGUÁ DO SUL.
CARTA DE DESABAFO
Não sou nascido em Jaraguá e já vivi nos quatro cantos desse maravilho país. Escolhi como minha nova morada Santa Catarina por vários motivos; beleza geográfica, pelas pessoas, pela cultura e principalmente pelo lado profissional.
Pensava que aqui as coisas seriam diferentes das que eu, infelizmente, presenciei e constatei em outras cidades pelo Brasil afora bem como minha terra mãe; quero dizer, promessas durante eleições...que nunca foram cumpridas, mau uso do dinheiro público, obras faraônicas, etc, etc, etc...e tudo mais que já estamos cansados de ver e ouvir.
Bem o momento é o agora, então vamos ao que interessa.
Construí minha casa na Rua 972 bairro Barra do Rio Cerro, hoje R. Natália Maria Rubini Andreatta (uma ruazinha sem saída que seu nome chega a ser maior que a própria).


Bem isso foi à mais ou menos (06)seis anos e tudo era rústico pela redondeza, tudo bem estavam todos começando e na rua éramos somente em 04(três) moradores lutando para construir um lar para nossas famílias, senhores e senhoras acredito que todos sabem o quanto isso é duro e custoso para muitos e principalmente o quanto isso significa para cada um.

Bom continuando, anos se passaram, administrações também, as casas foram terminadas, outras novas apareceram e a rua se completou com lindas casas, e isso posso afirmar de carteirinha (raras a cidades desse país que possuem casas tão bem cuidadas com aqui) algumas por terminarem mas nenhuma sem o trabalho duro de cada um dentro da sua condição financeira, mas sempre com uma meta : a de ver um dia sua casa acabada para poder voltar do trabalho e enfim descansar e curti-la.

Bem anos se passaram, solicitações foram feitas, abaixo assinados também e nada mudou o esgoto fede mais a cada dia, a limpeza urbana nunca a vi com exceção do caminhão do lixo que ainda consegue entrar na rua em dias de chuva, no futuro não se sabe...
Então ficam as perguntas:
PORQUE MAS PORQUE durante todos esses anos nossa pequena rua continua sem a devida atenção, ou seja, sem esgoto que funcione, sem a limpeza correta e pior sem o asfalto que sempre estivemos dispostos a pagar ?


E a outra pergunta que acredito ser mais interessante -- Porque os bairros mais abastados recebem atenção às vezes redobrada, se os impostos são pagos da mesma forma? Porque uma rua de no máximo 70m de comprimento não foi asfaltada ainda e todas as ruas vizinhas já o foram?
Acho que a solução vai ser nós moradores comprarmos alguns caminhões de concreto e fazermos nós mesmos o calçamento, seria interessante algo assim chegar aos meios de comunicação locais e quem sabe estaduais...?
Porque a prefeitura dispõem de verba para fazer um lindo jardim em frente a garagem de máquinas e equipamentos, com direito a uma Terra-aplainadora em meio às flores (que ironia hein!!!) e não dispõem de tempo (sim porque o dinheiro sairá do nosso bolso como sempre) para asfaltar e melhorar o esgoto de nossa ruazinha?

Isto não é uma simples carta de desabafo é uma intimação de um cidadão de Jaraguá do Sul cobrando ações de seus representantes na máquina pública.
Informo também que estarei encaminhando cópia deste para os meios de comunicação caso estas ações não ocorrerem no prazo de 01 mês.
Atenciosamente.
O CONTRIBUINTE.

Um comentário:

Anônimo disse...

Equanto isso a prefeitura gasta +/- R$ 16.000.000,00 num ginásio de esportes. A administração não vê este tipo de coisa caro CONTRIBUINTE. Ela não vê que ta faltando creche, postos de saúde e salas de aula. 2008 tá logo ali meu amigo. Começe a trabalhar desde agora para tirar esta turma ai que está no comando da nossa cidade.