26 fevereiro 2008

Bumerangue?!

Os bumerangues foram usados nos quatro cantos do mundo, assim como os bastões de caça (hunting sticks), tanto para recreação como para cerimônias religiosas e caça. A origem ainda não é muito certa, pesquisas mostram que antigas tribos na Europa usavam machados de arremesso e diversos tipos de bumerangues foram achados em várias partes do planeta em diferentes continentes. No antigo Egito, um tipo especial de bastão era usado exclusivamente pelos faraós para caçar pássaros. De qualquer forma, o país que ficou mais famoso no mundo como "o país do bumerangue" foi a Austrália, onde os aborígenes usaram tanto bumerangues quanto bastões de arremesso por milhares de anos.
O bumerangue mais antigo de que se tem notícia foi encontrado na Polônia em 1987. Esta relíquia foi construída a partir de uma presa de mamute, há 23 mil anos antes de Cristo. Na Austrália, o arqueólogo Roger Luebbers, em 1973, encontrou os mais antigos exemplares australianos. Acredita-se tenham aproximadamente 9 mil anos. Foram escavados três bumerangues completos e o pedaço de um quarto, todos feitos de madeira.
Tá! Mas aí pergunto: O que faz a figura de tal "relíquia", o ícone da propaganda do IPTU 2008 de Jaraguá do Sul?

Talvez por que certas ruas e locais de nossa cidade de tão abandonados estejam parecendo savanas temperadas australianas.

De repente poderia se oferecer ao contribuinte que pagar a vista o IPTU mimos como Koalas de Pelúcia ou pôster do gracioso diabo da Tasmânia.

03 fevereiro 2008

Folia na Reinoldo

Quem acompanhou o desfile de carnaval de Jaraguá do Sul do último sábado na Reinoldo Rau pôde sentir a gradual evolução técnica que os blocos e escolas de samba vêm implementando ano após ano. A presença marcante do público mesmo após quase uma quinzena de chuvas intensas, serviu para provar que cada vez mais, jaraguaense é brasileiro e gosta de carnaval sim senhor.
Cabe aqui um elogio à sinergia entre a liga dos blocos e escolas de samba e a fundação cultural que fizeram da Reinoldo a nossa passarela nego querido. Mas óbvio que alguns aspectos precisam ser repensados para o próximo carnaval como, por exemplo, a sonorização que ainda faz com que como se diz na linguagem musical o samba atravesse.
Quem sabe possamos mais que sonhar concretizar um espaço multiuso tal qual Florianópolis tem com um amplo espaço para festas e eventos como a Schützenfest, dotado de uma pista em linha reta preparada com um bom sistema de iluminação e sonorização para ser palco não apenas do carnaval do Itapocu, mas de desfiles como o de sete de setembro, o da Schützenfest, o aniversário da cidade, fora encontros como o de motocicletas e de carros tunados.
Afinal em se tratando de carnaval, bem como todos os eventos e manifestações culturais no mundo moderno, precisam ter autonomia financeira buscando sempre a profissionalização sem abandonar as suas origens mais populares.
Parabéns aos órgãos públicos, empresas e principalmente aos integrantes das escolas e blocos de carnaval que cada vez mais pensam e preparam melhor o carnaval jaraguaense.