26 fevereiro 2008

Bumerangue?!

Os bumerangues foram usados nos quatro cantos do mundo, assim como os bastões de caça (hunting sticks), tanto para recreação como para cerimônias religiosas e caça. A origem ainda não é muito certa, pesquisas mostram que antigas tribos na Europa usavam machados de arremesso e diversos tipos de bumerangues foram achados em várias partes do planeta em diferentes continentes. No antigo Egito, um tipo especial de bastão era usado exclusivamente pelos faraós para caçar pássaros. De qualquer forma, o país que ficou mais famoso no mundo como "o país do bumerangue" foi a Austrália, onde os aborígenes usaram tanto bumerangues quanto bastões de arremesso por milhares de anos.
O bumerangue mais antigo de que se tem notícia foi encontrado na Polônia em 1987. Esta relíquia foi construída a partir de uma presa de mamute, há 23 mil anos antes de Cristo. Na Austrália, o arqueólogo Roger Luebbers, em 1973, encontrou os mais antigos exemplares australianos. Acredita-se tenham aproximadamente 9 mil anos. Foram escavados três bumerangues completos e o pedaço de um quarto, todos feitos de madeira.
Tá! Mas aí pergunto: O que faz a figura de tal "relíquia", o ícone da propaganda do IPTU 2008 de Jaraguá do Sul?

Talvez por que certas ruas e locais de nossa cidade de tão abandonados estejam parecendo savanas temperadas australianas.

De repente poderia se oferecer ao contribuinte que pagar a vista o IPTU mimos como Koalas de Pelúcia ou pôster do gracioso diabo da Tasmânia.

2 comentários:

Anônimo disse...

hahahahaha
Muito pertinente seu comentário...
Bem que eu gostaria de ganhar um coala de pelúcia. Pelo menos seria uma lembrança da atual administração.
Neide Palaoro

Anônimo disse...

Essa idéia dos coalas foi ótima...
Abraço e sucesso