10 agosto 2010

Reciclar é Preciso

Já ouço falar desde criança que o que é bom se copia, aliás, foi copiando grande parte do comportamento dos mais velhos que de menino me tornei homem. Nesta semana através da imprensa estadual, uma notícia me chamou a atenção, trata-se de uma experiência que está sendo aplicada em Joaçaba no meio oeste catarinense e que ganhou destaque por promover a reciclagem pré-consumo.

A reciclagem pré-consumo tem como conceito promover a reciclagem fundamentalmente de embalagens dos produtos comprados no mercado consumidor, em sua maioria constituída quimicamente de plásticos e papel, de chegarem aos consumidores finais que de uma maneira geral por desconhecerem ou não ter acesso a forma correta de destinação dos resíduos de embalagens, acabam lançando a céu aberto ou aumentando ainda mais o volume de lixo das cidades.

Como sabemos Jaraguá do Sul e demais municípios da nossa região convivem com o problema da destinação final de seus resíduos há anos, se hoje não passamos mais pela vergonha dos lixões a céu aberto, gastamos isso mesmo gastamos somas importantes dos orçamentos municipais em transportar nossos resíduos para cidades como Brusque e Mafra.

Por aqui algumas atitudes e iniciativas localizadas tentam despertar a população para a necessidade da sustentabilidade dentre outros fatores pelo aspecto da reciclagem, no entanto continuamos a produzir em média de 1 kg/habitante dia e a destinar de forma precária e equivocada os resíduos gerados.

A indagação que se faz é: Por que em vez de gastar colocando o dinheiro público no lixo literalmente não começamos a faturar com nossos resíduos? Que tal copiar boas práticas de reciclagem como esta desenvolvida em Joaçaba? Afinal desde pequeno sabemos que o que é bom se copia e que ninguém em sã consciência jogue e o pior continue jogando dinheiro no lixo como atualmente os municípios do vale do Itapocu fazem.

Parodiando o grande poeta lusitano reciclar é preciso, viver jogando dinheiro no lixo não é nada inteligente. Recicle, comece reciclando idéias e práticas.

Nenhum comentário: