28 novembro 2012

Crítica pela Crítica

 
Nos últimos dias tenho lido e ouvido muitas críticas sobre tudo e todos.
A Crítica, independente do assunto abordado. Futebol, política, alterações legislativas etc, é sempre interessante, desde que venha acompanhada de uma sugestão.
Ocorre que a prática apenas da crítica, ainda que verdadeira, é uma atividade que apresenta o fim em si próprio. Critica-se, critica-se e...... nada. Nenhuma palavra a acrescer. 
 
Em resumo, é mais ou menos assim:
 
- Isso está errado. Deve-se mudar.
- Mudar para onde?
- Não sei. Só sei que deve mudar.
 
A crítica surge do senso comum e no senso comum morre. Não que eu seja contra a crítica. De maneira nenhuma. Acredito na crítica. Agora, viver de críticas sem qualquer contribuição com a construção é uma situação que não nos leva a nenhum processo de evolução social. Viver criticando tudo e a todos, apenas movido pela vontade da destruição é muito pequeno e sorrateiro.
Até penso que a crítica pela crítica rasteira seja um belo local para esconder as limitacões intelectuais, vez que não se precisa pensar, criar, produzir. Apareço como "crítico" e como "crítico" sobrevivo. E o personagem ganha corpo justamente com a utilização de vocábulos incomuns. 
Critique, mas ao final apresente suas sugestões de como deve ser tratado o objeto da crítica, para que possa se obter um resultado melhor que o criticado.

Nenhum comentário: