26 novembro 2012

U.S.A. --- U.S.A. --- U.S.A

Sei que a maioria das pessoas não dá bola para notícias de economia e detesta matemática, mas a conta é simples para o mundo. Se a "ainda" maior economia mundial, os Estados Unidos da América ou como eles se denominam U.S.A. - United States of America, não resolver o seu imbróglio interno político/econômico e mergulharem definitivamente no "abismo fiscal" as consequências para o mundo serão bastante ruins.

O Senado americano, com maioria democrata, a Câmara, com maioria republicana, e o governo Obama não chegarem a um acordo sobre o orçamento de 2013 e o déficit nas contas públicas até o final do ano, mecanismos de corte de despesas e aumento de impostos entrarão em vigor e tirarão US$ 600 bilhões da economia.

As contas num cenário assim resultaram no fim da recuperação da maior economia mundial – o Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta crescimento de 2,12% para 2013 e 2,94% para 2014; uma forte recessão, com possibilidade de deixar um em cada dez americanos desempregado; e mergulhar o mundo em uma situação mais complicada do que está.

Por isso que estou na torcida pelos americanos do norte, para que se entendam e não compliquem ainda mais a economia mundial que anda cambaleante.

Nenhum comentário: