21 novembro 2012

Rebaixados e Legalizados



Sempre questionei sobre a proliferação dos carros rebaixados e a legalização ou não deles, por isso fui pesquisar e descobri que para se legalizar um carro rebaixado é muito simples.
Confira os passos:

1. Pedir uma autorização de modificação ao Detran. Com ela será possível trocar peças e passar pela inspeção do Inmetro.

2. Seguir as regras para certificação. Trocar as molas para esportivas certificadas.  Não podem ser cortadas, nem alteradas.

3. Colocar uma suspensão adequada e fixa (não é permitido suspensões a ar, hidráulicas ou de rosca).

4. Trocar os pneus que não devem ultrapassar os limites externos dos para-lamas do veículo e o conjunto montado não pode entrar em contato com qualquer parte da mecânica e/ou carroceria, estando ele em movimento ou parado.

5. Levar o carro para fazer a inspeção do Inmetro. Depois que o órgão aprovar as suas modificações, o próprio Detran realizará uma vistoria de chassi e motor. Se tudo estiver correto, em mais ou menos cinco dias o Detran vai emitir um novo documento com as especificações do seu veículo.

Depois de saber disso, percebi que difícil é manter um carro como sai originalmente de fábrica, que o proprietário de forma sacrificante mantém com todos os impostos e taxas pagas.
Mais difícil ainda é ter de conviver com os carros modificados se arrastando, sacolejando e atrapalhando o trânsito.

Nenhum comentário: