13 novembro 2008

Ocupação & Assoreamento



"Temos 52% do esgoto tratado em Jaraguá. Creio que o problema maior seja mesmo a ocupação desordenada, que gera a exposição do solo e o assoreamento do rio" comenta Leocádio Neves e Silva, assessor ambiental do Samae de Jaraguá do Sul e presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Itapocu.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Emerson,
O conceito de saneamento básico é fundamentado em quatro pontos: esgotamento sanitário (coleta e tratamento), água potável, resíduos sólidos e DRENAGEM URBANA.
A muito tempo os problemas de alagamento vêm castigando as famílias jaraguaenses e nada de concreto é feito para melhorar esta situação.
O que falta é o poder público encarar a questão da drenagem urbana como prioridade assim como o esgoto vem sendo tratado em Jaraguá do Sul nos últimos anos.
Não sei, e acho que não existe um amplo projeto de macrodrenagem na cidade de Jaraguá do Sul para melhorar ou minimizar os problemas das cheias na nossa cidade.
Penso que é hora de comerçarmos (sociedade e poder público) a discutir os quatro itens do saneamento básico de forma igual com máxima urgência.
E o fórum mais adeuqado para isso é o Plano Municipal de Saneamento que penso deve sair do papel ano que vem.
Parabéns pelo Blog.
Eng. Sanitarista Ricardo R. Meyer