10 novembro 2008

Paisagem Urbana

“Paisagem Urbana é um conceito que exprime a arte de tornar coerente e organizado, visualmente, o emaranhado de edifícios, ruas e espaços que constituem o ambiente urbano”. (Gordon Cullen 1961). É com esse conceito e tendo presente que nossa cidade enfrenta um severo avanço do espaço urbano que vejo ser necessário organizar nossa paisagem urbana jaraguaense, em especial a de disciplinar a publicidade conhecida como mídia externa. Hoje placas, faixas, banner’s, flâmulas, bandeirolas, cartazes, empenas, outdoor’s e todas as espécies de propagandas visuais externas não possuem uma regulamentação específica o que vem gerando em determinados locais uma verdadeira poluição visual que acaba ocultando belezas arquitetônicas locais, atrapalhando sinalizações de trânsito e até mesmo agredindo espaços naturais como margens de rios e áreas arborizadas.
Cidades como São Paulo desde 2006 e Blumenau desde 2007 já possuem leis que disciplinam a publicidade exposta diretamente ou direcionada para logradouros públicos. Tais leis ficaram conhecidas como leis da “cidade limpa” e no princípio de suas aplicações legais causaram a revolta de alguns setores, mas que no contexto geral agradaram a opinião pública, visto que promovem o bem estar estético, cultural e ambiental da população, a segurança das edificações, a valorização do ambiente natural e construído, a segurança, a fluidez e o conforto nos deslocamentos de veículos e pedestres, a preservação da memória cultural, a preservação e a visualização das características peculiares das ruas e avenidas e das fachadas; a preservação e a visualização dos elementos do meio ambiente em seu conjunto, o fácil acesso e utilização das funções e serviços de interesse coletivo nas ruas e vias em geral.
Alguns locais em nossa cidade a poluição visual é tão grande que é praticamente impossível se distinguir o que cada mídia externa está anunciando tamanha é a desordem instalada. Fora que alguns cartões postais arquitetônicos e naturais locais se o turista fotografar levará de brinde na foto imagens de propaganda. Em alguns cruzamentos se torna um verdadeiro desafio visual distinguir em meio a tantas propagandas a sinalização de trânsito ou o nome de ruas e avenidas. Até árvores e margens de rios são praticamente tapados por toda a sorte de anúncios.
De fato precisamos seguir os bons exemplos de São Paulo e Blumenau e fazer também de Jaraguá do Sul uma cidade limpa e organizada no que diz respeito à propaganda externa. Anunciar é preciso, mas respeitar e valorizar nossas belezas naturais e construídas mais ainda.

Nenhum comentário: