13 março 2011

Jaraguá Parou

Essa noite eu tive um sonho de sonhador maluco que sou, eu sonhei com o dia em que a Terra parou, com o dia em que a Terra parou. Essa canção de Cláudio Roberto e Raul Seixas me inspirou a sonhar no dia em que Jaraguá do Sul parou.

Sonhei que ao acordar ouvi a locutora no rádio dizendo bom dia, hoje é quarta feira dia 11 de março de 2015 e você não precisa ir trabalhar, fique em casa, pois Jaraguá do Sul parou. O congestionamento total é de 90 km e toma todas as ruas e o trânsito simplesmente parou. Aconteceu o que se previa e as obras planejadas não foram executadas e a cidade hoje parou. Mesmo o rodízio de placas se mostrou ineficiente e trechos antes vencidos facilmente em 15 minutos, hoje a previsão é de que o tempo seja em média de 2 horas e meia. Abertura de novas ruas, construção de pontes, de elevados, a duplicação das principais vias, a duplicação da BR 280, o estabelecimento de binários. Nada, absolutamente nada saiu do papel e a nossa cidade parou.

O transporte coletivo desacreditado, as poucas ciclovias existentes cada dia mais abandonadas e as calçadas em precárias condições, afugentaram todos os adeptos dos transportes alternativos. Até os lendários projetos do desvio rodoviário e ferroviário apenas ajudam a entupir a gaveta das promessas não cumpridas.

Ufa, que pesadelo! Ainda bem que estamos em 2011 e todas essas obras projetadas até 2015, a maioria delas terá já saído do papel. Essa noite eu tive um sonho de sonhador. Maluco que sou, acordei.

Um comentário:

Diene disse...

Eu diria que é uma previsão bem lógica, se tudo continuar como está...