Turismo no Brasil ainda é coisa de amador. Desde 2002, os gastos anuais de turistas estrangeiros no Brasil cresceram 116%. O governo comemora o resultado, mas um estudo encomendado pelo Ministério do Turismo à Unicamp concluiu que a atividade ainda é amadora no país. O trabalho considerou a taxa de crescimento anual do setor e a sua participação no PIB de diversos países. A partir desses dados, classificou-os em quatro graus de competitividade. O Brasil está no pior grupo.
1º. – Países em que o turismo cresce acima da média mundial e o setor é muito relevante para a economia: México, Espanha e Grécia
2º. – Países em que o turismo cresce acima da média, mas é pouco relevante para a economia: Chile, China e Índia
3º. – Países em que o turismo, por ser forte demais, não acompanha mais o ritmo de crescimento mundial: França, Estados Unidos e Suíça
4º. – Países em que o turismo cresce abaixo da média mundial e é pouco relevante para a economia: Brasil, Argentina e Indonésia.
Se focada uma análise para o Vale do Itapocu nenhuma Prefeitura daqui tem uma política clara para o Turismo e sequer tem secretarias específicas para a área. Nosso acesso via BR 280, entroncamento com a BR 101 é vergonhoso, não dispomos de informações nos locais turísticos em inglês, quando muito em espanhol. Não raro encontrar perambulando por nossas ruas turistas de negócios sem qualquer acompanhamento ou ajuda, ávidos por informações de locais para se alimentar ou até mesmo conhecerem. Assim vamos perdendo o dinheiro do turismo que poderia fazer parte e muito do nosso bolo orçamentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário