O quadro abaixo mostra a situação atual dos registros dos partidos políticos legalmente constituídos em Jaraguá do Sul de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral/SC.
Como podemos notar PDT, PHS, PPS, PR, PRP, PRTB,PSB e PTC estão como o sistema do TRE/SC define "não vigentes". Trocando em miúdos PDT, PHS, PPS, PRP, PRTB, PSB e PTC estão com a nominata de suas comissões provisórias vencidas e aguardam por parte dos órgãos estaduais dos respectivos partidos a atualização dos nomes de suas comissões provisórias, ou seja, podem a qualquer momento trocar de "chefes" e com isso de rumos. Já no caso do PR o partido mudou de mãos no estado e aguarda quem serão os novos mandatários locais para os próximos dias.
Considerando o fato de que oficialmente temos em Jaraguá do Sul 24 partidos políticos, 18 deles são comissões provisórias, ou seja, 75% do total. Isso retrata matematicamente a fragilidade da nossa classe política local.
Para 2013 ainda temos a renovação no primeiro semestre de 4 Diretorias Partidárias Locais (PP, PSDC,PTB e PV) e no segundo semestre mais 4 (DEM, PCdoB, PMDB e PT). Além disso tudo ainda temos a possível instalação em Jaraguá do Sul de mais duas agremiações partidárias, a Arena (que está sendo refundada no Brasil) e o PEN (Partido Ecológico Nacional). O que isso pode dizer. Simples! Que muito provavelmente parte dos atuais dirigentes partidários, não serão os que irão decidir quem serão os candidatos da região em 2014 quando irão ocorrer eleições para deputados estaduais e federais. Senador, Governador e Presidente da República.
Após essa análise é oportuno lembrar Nelson Rodrigues:
"Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos."
"Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário