25 janeiro 2013

Basta de Abandono




Estima-se que Jaraguá do Sul entre cães e gatos tenha uma população de 90 mil animais. Infelizmente muitos deles mantidos em condições nada dignas e que ferem a Declaração Universal dos Direitos dos Animais. É comum a cena de animais abandonados principalmente no período de final e início de ano. A situação precisa ser modificada e muitas reuniões e comissões já debateram o tema e dois projetos de leis se destacam, mas podem daqui a pouco dormir em uma gaveta qualquer.

Para evitar que o assunto novamente morra numa gaveta, apresento publicamente, com a autorização de Walter Vázquez Clavera, um dos principais formatadores dos projetos que contam também com o apoio do Ministério Público Estadual/SC e de ONG's e Clínicas Veterinárias da nossa cidade. O primeiro Projeto de Lei trata da Guarda Responsável e o outro é sobre o Controle Populacional.



No PL que trata da Guarda Responsável fala no 1º parágrafo: Fica caracterizada como dever de cidadania a posse responsável de animais domésticos e/ou domesticados e fica proibido o abandono de animais domésticos e/ou domesticados em logradouros públicos ou em áreas
particulares quando desabitadas ou vazias por mais de 48 horas.

Ou seja, criminaliza o ato tão repudiado pela cidadania local que é o abandono dos animais. O Projeto também recomenda e regulamenta a chipagem de todos os animais, a vacinação, o trânsito em áreas públicas e o funcionamento da doação e adoção.

Já o Projeto de Lei que trata do Controle Populacional dos animais destaca como objetivo geral Implementar o Projeto de Controle Populacional de Cães e Gatos no município, que reduza a proliferação da população de cães e gatos errantes ou semi-errantes e regulamente a posse responsável de animais. Como objetivos específicos: 1. Implantar a Campanha Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos no município de Jaraguá do Sul-SC. 2. Propor regulamentação que estabeleça normas para a posse responsável de animais domésticos e/ou domesticados em nosso município. 3. Promover a realização de ações de caráter educativas, que promovam os cuidados com estes animais e contribuam no controle futuro desta população.

Algo precisa ser feito e logo para que Jaraguá do Sul dê exemplo também na forma com que trata seus animais de estimação.

Abaixo são disponibilizados na íntegra a redação dos dois Projetos de Leis que se implantados podem fazer de Jaraguá do Sul uma cidade diferenciada de outras positivamente pela forma com que irá tratar com dignidade seus animais de extimação.


 

Um comentário:

Anônimo disse...

Era mais que evidente que eu faria um comentário sobre esse post, acho um bom exemplo e de MUITA IMPORTÂNCIA a preocupação que as cidades de SC (e não só daqui, mas de outros Estados) devem ter com os seus animais de estimação, sim são seus porque é DEVER do Município ou Estado manter o bem-estar desses animais também, com atendimento veterinário, atenção aos abandonos e maus-tratos que acontecem diariamente, tenho um projeto educacional em andamento para Florianópolis, só me falta encontrar as pessoas certas para colocá-la em prática, como já dizia Gandhi.. 'A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados.' Eles tem o DIREITO de assistência e bem-estar, afinal tem o DIREITO À VIDA, como TODOS os Seres Vivos.