22 janeiro 2013

Trânsito Local: Caso para Psiquiatria



Lá vou eu falar de trânsito novamente, mas esse tema chama muito a minha atenção. Em Jaraguá do Sul são pelo menos cinco Centros de Formação de Condutores capacitados para introduzir em nosso trânsito, motoristas e motociclistas responsáveis e educados. Ao menos é o que se espera, não é mesmo?
Entendo também que todos os orientadores dos centros de formação de condutores, buscam repassar aos futuros condutores todas as regras e legislações, técnicas e hábitos corretos no trânsito, mas acima de tudo o bom senso e a ética.

Porém parece que quase todos guardam toda a boa educação e bom senso apenas para o famoso teste prático do DETRAN. Passado o teste e com a Carteira Nacional de Habilitação nas mãos todos se transformam em verdadeiros meliantes do trânsito. É motorista abusando da velocidade, furando sinal, ultrapassando aonde é proibido. É motociclista dirigindo em zigue-zague, conduzindo a moto sem capacete, exagerando na velocidade ou passando pela direita dos carros.

Pelas infrações que se cometem por aqui, podemos até agradecer pelo considerável baixo número de acidentes, pois o trânsito baseado no comportamento da maioria dos condutores de carros e motos poderia ser ainda mais violento.

O que fazer? Trabalhar na melhor formação dos futuros condutores? Intensificar a fiscalização? Apreender a CNH e tolher o direito de dirigir dos motoristas infratores? Olha, a coisa está feia. Duvida? Presta atenção no trânsito e constate as loucuras que são cometidas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Considero que o trânsito também é um reflexo social. Se o sujeito não respeita a própria mãe, vai ele respeitar um "desconhecido" no trânsito??? Penso que não. Dizem que educação começa em casa!
Solange