07 fevereiro 2013

Lá Gangnam Style. Aqui o medo das gangues.



Essa onda de ataques criminosos que chegou a Santa Catarina, 73 ataques em 23 cidades até agora, e a leitura sobre a Coréia do Sul, me fez traçar um paralelo com o que acontece aqui e o sucesso das marcas e da economia coreana. Ajudou-me nessa tarefa a leitura do Blog da Vivi que fala sobre o tratamento dado aos professores por lá, bem diferente do que é dado por aqui.



Para corroborar com a comparação soube da situação de milhares de policiais e bombeiros militares que atuam na chamada Operação Veraneio no litoral e nas cidades balneárias de Santa Catarina que recebem uma diária de R$ 100 para pagar os custos hospedagem e alimentação. Isso sem contar os salários completamente defasados que recebem tanto os policiais militares como os civis catarinenses.

Mas vamos falar do lado bom da comparação. Pra começar saiba que na Coréia do Sul são os professores que recebem o mais alto salário do funcionalismo público e os estudantes coreanos reconhecidamente ocupam os primeiros lugares mundiais no ensino. Os policiais coreanos são também bem remunerados e bastante respeitados pela população. Ah e por falar em segurança pública, por lá pedófilos são punidos com a castração química.




Enquanto por aqui do jeito que professores e policiais vem sendo despudoradamente humilhados e desrespeitados pelos governantes, logo teremos um apagão dessas duas categorias profissionais. Lá a valorização principalmente dos professores tem feito com que possivelmente o computador, tablet ou smartphone que você utiliza para ler o presente texto tem origem coreana. Aliás, até a música de maior destaque mundial hoje vem de lá com o gordinho Psy e a sua canção Gangnam Style, tanto que ele é o ilustre convidado para o carnaval da Bahia e irá se apresentar no trio elétrico da Cláudia Leite cantando possivelmente em um microfone coreano e irá se deslocar até o show pelas ladeiras de Salvador com um veículo coreano.

Nenhum comentário: