12 fevereiro 2013

Santa Catarina à beira



Em 33 anos SC teve um aumento de praticamente 80% na população. Pulamos de 3,6 milhões de habitantes em 1980 para atuais 6,4 milhões de catarinenses. Cortado pelas duas principais rodovias norte/sul do Brasil as BR’s 101 e 116 e numa situação geográfica que coloca o estado como polo central do Mercosul é evidente que SC teria esse acréscimo populacional. Isso sem contar de agora para adiante em que principalmente a região norte/nordeste do estado recebendo indústrias do setor automotivo.

Infelizmente o crescimento significativo da economia e da população de SC não foi planejado, muito menos teve a contrapartida do governo estadual em disponibilizar infraestrutura para isso tudo. Assim temos SC à beira de um colapso dos serviços públicos, se não vejamos:


  • Saúde: O caos da saúde pública é nacional, claro sabemos, mas por aqui não podemos esquecer que os servidores estaduais do setor estiveram em greve em 2012 por 59 dias e atualmente estão bem descontentes ameaçando novamente uma paralisação;

  • Educação: Em 2011 os professores estaduais paralisaram as atividades por 62 dias, o governo catarinense briga no Supremo para não pagar o piso nacional da categoria, sem contar escolas caindo aos pedaços que vivem sendo interditadas pelas vigilâncias sanitárias municipais e a precária condição intelectual dos egressos do sistema estadual de educação;

  • Segurança Pública: Enquanto escrevo essa postagem nosso estado já sofreu 94 ataques patrocinados pelo crime organizado (PGC Primeiro Grupo Catarinense) em 14 dias e o governo do estado nega-se a aceitar ajuda da Força Nacional de Segurança Pública. Além disso, é nítida o moral baixo dos PM’s e Policiais Civis com ordenados defasados e estrutura sucateada;

  • Turismo: Uma das ou talvez a joia da coroa de SC sendo ofuscada pela falta de saneamento básico principalmente nas praias que ainda recebem valas com esgoto a céu aberto passando ao lado dos turistas, a falta d’água tratada em tempos de temporada e a falta de segurança com turistas sendo assaltados e até assassinados;

Como diz parte do Hino de Santa Catarina: Da liberdade adorada, no deslumbrante clarão
banha o povo a fronte ousada e vigora o coração! O povo que é grande, mas não vingativo
que nunca a justiça e o direito calou... E nesta grande nação é cada homem um bravo cada bravo um cidadão!

Um comentário:

Gefe disse...

Não consigo entender como as decisões do nosso governo são tomadas. Negando ajuda quando a realidade está estampada diariamente nos jornais. Isto me lembra muitas cenas do filme Tropa de Elite 2, onde acordos são feitos às portas fechadas. Mas aqui, em SC, estes acordos parecem ser feitos com os bandidos e não com as milícias, mas o resultado é o mesmo: Insegurança e impunidade para os transgressores da lei.
Aproveitando, eu queria ter a capacidade de entender onde vai parar todo o dinheiro que o país arrecada em impostos, pois na saúde, segurança e qualidade de vida ele não vai. Podemos ver exemplos de países onde os impostos são menores e a administração consegue "tocar" o país com muito menos problemas do que no nosso "Brasilzão".
Concluo com isso duas coisas:
1 - Os nossos estimados políticos só pensam no próprio umbigo, não dando a minima para os seus empregadores, que no caso somos nós.
2- Os nossos estimados políticos não tem a menor capacidade para governar o nosso país, pois são incompetentes a ponto de esgotar as economias sem dar o devido retorno para a população.
Em ambos os casos nota-se que estes políticos não servem para a função, ou seja, está na hora do povo aprender a pensar e consequentemente a votar.