01 fevereiro 2013

Opinião Pública



A opinião pública até o advento das redes sociais era formada de uma maneira menos acelerada que hoje. As emissoras de rádio e televisão eram as principais expoentes na formação dessa opinião. Claro que continuam tendo a sua força, principalmente num país em que o acesso à internet é restrito feito com sinal e velocidade deficitário. 

Não à toa que o sonho de 11 em cada 10 interessados em influenciar a opinião pública é ser dono de concessões de Rádio e TV. Porém é inegável que a internet e as redes sociais potencialmente já figuram entre os veículos de mídia em massa. Tanto que as grandes empresas nacionais de comunicação investem ainda sem muito retorno financeiro em mega portais web.

O que me causa certa preocupação é que na medida em que cresce o acesso das pessoas à internet e redes sociais, cresce também a forma dos espertos manipularem a opinião das massas. Veja a velocidade com que compartilhamos textos e opiniões, sem quase nunca checarmos a procedência e veracidade. Apenas apertamos um botão e lá se vai algo sendo disseminado na grande rede.

Quem falou, quando falou, por que falou para quem falou quem a pessoa que falou representa ou defende? Esses fatores quase nunca são checados e apenas clicamos no botão e compartilhamos. O direito do controverso quase nunca acontece e uma grande opinião muitas vezes oca de conteúdo se forma para atender a interesses maiores e alheios.

Opinião Pública

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