A opinião pública até o advento
das redes sociais era formada de uma maneira menos acelerada que hoje. As
emissoras de rádio e televisão eram as principais expoentes na formação dessa
opinião. Claro que continuam tendo a sua força, principalmente num país em que
o acesso à internet é restrito feito com sinal e velocidade deficitário.
Não à toa
que o sonho de 11 em cada 10 interessados em influenciar a opinião pública é
ser dono de concessões de Rádio e TV. Porém é inegável que a internet e as
redes sociais potencialmente já figuram entre os veículos de mídia em massa.
Tanto que as grandes empresas nacionais de comunicação investem ainda sem muito
retorno financeiro em mega portais web.
O que me causa certa preocupação
é que na medida em que cresce o acesso das pessoas à internet e redes sociais,
cresce também a forma dos espertos manipularem a opinião das massas. Veja a
velocidade com que compartilhamos textos e opiniões, sem quase nunca checarmos a
procedência e veracidade. Apenas apertamos um botão e lá se vai algo
sendo disseminado na grande rede.
Quem falou, quando falou, por que
falou para quem falou quem a pessoa que falou representa ou defende? Esses
fatores quase nunca são checados e apenas clicamos no botão e compartilhamos. O
direito do controverso quase nunca acontece e uma grande opinião muitas vezes
oca de conteúdo se forma para atender a interesses maiores e alheios.
Opinião Pública |
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