21 novembro 2012

“Bandido bom é bandido morto”


Essa máxima é recorrente em programas popularescos de TV, em redes sociais e conversas de bar... Mas, afinal, quem é o bandido? É o ladrão de galinha que depois de puxar cadeia com bandido experiente é cooptado a cumprir missão para o PGC ou para o PCC? Ou bandido é o advogado, o policial, o porteiro que faz vista grossa ao vaivém de informação e tecnologia no presídio?
Seria o bandido a empresa de telefonia celular que consegue deixar todo mundo sem sinal, menos o povo da cadeia? Bandido é o consumidor da droga, da “inofensiva” maconha, da “alegre” cocaína? Não seria bandido, além do vendedor, o consumidor da pirataria? Bandido não é o cúmplice da lavagem de dinheiro que financia tudo isso? Ou bandido é a lei, que alguns dizem ser branda e por isso provoca, sozinha e grudada em um papel, tudo isso que vemos cotidianamente? Já sei, bandido é responsável pela política penitenciária! Ou seria o bandido o eleitor que continua dando votos para quem não tem a menor competência para dar conta da coisa pública? Bandido é o cara que tem boca de jogo do bicho ou é quem joga no bicho, ou os dois? Quem é o bandido, afinal? É algum agente público, político, é o Secretário de segurança, o secretário de Cidadania? Não seria bandido alguém que está em algum cargo de responsabilidade, mas que não entende nada do assunto? Ou bandido mesmo é quem colocou o incompetente no cargo por causa de algum arranjo politiqueiro? Bandido não seria o chefe do Executivo que não consegue utilizar corretamente nem o orçamento público, nem a força do Estado? Ou bandido é o particular que sonega imposto?
Se somos todos inocentes, até que provem o contrário, quem é o responsável, afinal? Quem vai pagar a conta? A frase “bandido bom é bandido morto” é tão ignorante e sem nexo quanto a violência que vemos estes dias em Santa Catarina. Se a máxima “bandido bom é bandido morto” se tornar um imperativo, todos os atos de bandidagem, sejam eles quais forem, deverão ter a mesma consequência. Não que isso seja ruim, mas apenas comprova a ignorância da frase, afinal, bandido é sempre o outro.
O problema que estamos vivendo é um dos sintomas mais perversos da corrupção. Nunca a frase “o que você tem a ver com a corrupção?” foi tão necessária. Estamos no fio da navalha, no limite e, consequentemente, na hora de fazer uma escolha: vamos, novamente, terceirizar a responsabilidade por tudo que ocorre ou vamos assumir o problema e lidar com ele em toda a sua extensão, sem emotivismo, fantasias ou infantilidade?

Samantha Buglione Doutora em ciências humanas, jurista e professora
buglione.s@gmail.com

Um comentário:

Cris BoaVista disse...

O problema é que hoje os ladrões são os "representantes" do povo.. quem deveria estar defendendo os direitos dos trabalhadores.. estão preocupados apenas em ROUBAR. Aí depois, querem que este mesmo povo VOTE.. que participe do movimento político.. sem perceber que estes LADRÕES.. nos envergonham mudialmente.