10 dezembro 2012

Cadê o chuveiro e o banheiro


É chegada a famosa época da temporada de verão, dessa vez na versão 2012/2013. Porém o que não muda de versão é de que a maioria das praias do nosso litoral catarinense continua não oferecendo aos turistas/banhistas equipamentos mínimos de conforto como chuveiros de saída de praia e principalmente banheiros, afinal de contas fazer o número 1 na água já é feio, imagina o número 2. Mas no aperto como fazer? Por enquanto só apelando para comércios próximos da orla e que muitas vezes cobram pelo uso do banheiro.

Prefeitos dos balneários preocupam-se com festas, réveillon, carnaval e o escambau, mas passam praticamente 9 meses no ano sem a capacidade de construir e disponibilizar um banheiro e um chuveiro de saída de praia para os banhistas/turistas.

Uma ideia: Construir espaços com chuveiros de saída de praia e banheiro, anexos a quiosques e licitar a exploração comercial desses quiosques e cobrar do vencedor da licitação a limpeza e que mantenha o banheiro e o chuveiro em condições adequadas.

O que não se pode admitir é acreditar que apenas com as belezas naturais, SC irá continuar atraindo tantos turistas. O turista está cada dia mais exigente e com mais condições de procurar outros destinos.  
 Um bom exemplo vem do Rio de Janeiro. Dica do leitor Caius Ananda Xavier dos Santos. Na foto o Posto 8 na praia de Ipanema. O equipamento serve como base dos Bombeiros e possui estrutura disponível ao público (banhistas/turistas) composta de vestiários e banheiros masculino e feminino. Para utilizar o custo é de R$1,00 dinheiro esse que é integralmente revertido aos Bombeiros.

Nenhum comentário: