19 dezembro 2012

Planejar sim, mas cumprir o planejado melhor.


Cidade como Jaraguá do Sul, foi formada através das transformações de tifas e logradouros em bairros. Essa transformação se deu de forma atropelada e ainda continua se dando dessa forma. Só pra citar um exemplo a Tifa Bleise que se tornou bairro Estrada Nova justamente pela necessidade de ali se abrir uma nova via, quer dizer, primeiro vieram às moradias e depois a estrada para chegar até as casas.
Pois bem, mas a cidade se fez e grupos de notáveis reunidos definiram para onde e como seria o desenvolvimento urbano de Jaraguá do Sul. Que me recorde já tivemos o Agenda 21, Jaraguá 2010, 2030, pró Jaraguá. Planejamento é o que não faltou e não falta.
Porém o que na prática se constata é a autorização e construção de moradias, loteamentos e condomínios residenciais em espaços pelo planejamento destinados somente à instalação de indústrias, bem como espaços destinados a casas serem ocupados por pequenas indústrias que se tornam médias em poucos anos e passam a operar muitas vezes em três turnos.

Planejar sim, mas cumprir o planejado melhor. A história da Tifa que virou bairro e teve a estrada depois das casas é bonita, é romântica, mas não é um filme que precisa ser constantemente reprisado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Eme, cada vez melhor o blog! Parabéns, estou te seguindo, fiz um blog sobre os pequenos felinos, passe por lá também! Beijo, mais uma vez parabéns!