31 dezembro 2012

Realeza tem Federal, aqui temos Pangarés




Mais uma postagem que rende por minha passagem pelo sudoeste do Paraná. Dessa vez pra falar que a cidade de Realeza com cerca de 17 mil habitantes desde 2009 possui uma Universidade Federal. Isso mesmo, um campi da Universidade Federal da Fronteira Sul que tem como sede a cidade catarinense de Chapecó e campi nas cidades de Cerro Largo (RS), Erechim (RS), Laranjeiras do Sul (PR), Realeza (PR) e Passo Fundo (RS).


Daí fico pensando como todos nós estamos muito mal representados politicamente. Na época em que se aventou a possibilidade de se ter em Jaraguá do Sul um campi da Universidade Federal de SC poucos abnegados como o professor Cláudio Piotto batalharam, mas não conseguimos trazer para cá e perdemos para Joinville o campi. Na época inclusive a então senadora e agora ministra Ideli Salvatti afirmava que nossa região era um pangaré e Joinville um puro sangue.

Pois é! Realeza (PR) com 17 mil habitantes está lá com sete cursos superiores: Ciências Biológicas – Licenciatura. Física – Licenciatura. Letras: Português e Espanhol – Licenciatura. Medicina Veterinária – Bacharelado. Nutrição – Bacharelado e Química – Licenciatura.

Nós aqui em Jaraguá do Sul e se considerarmos a região com aproximadamente 200 mil habitantes temos que nos contentar em não ter uma Federal por culpa das nossas lideranças políticas “pangarés”.

Nenhum comentário: